segunda-feira, 30 de setembro de 2013

UMA BELÍSSIMA LIÇÃO DE VIDA PARA NÓS,HUMANOS



 Para dizer bem a verdade não sei  bem, de onde vim, uns dizem que me trouxeram da Abissínia, hoje é chamada de Etiópia, só digo que moro por aqui e me sinto muito feliz. É bem verdade que já percorri muitas terras e lugares distantes que você nem imagina. Mas como qualquer um viageiro a gente se dá bem com todos, tenho muitas amizades, principalmente por onde passei, deixei e sinto saudades até.Gosto muito de ajudar os outros, fazer favores, estendendo a mão a quem precisa de ajuda, sem exigir nada em troca, afinal de contas favor é favor!Desde a minha infância e meninice fui ensinado a viver desta maneira, respeitar os direitos alheios, as pessoas de qualquer idade, trabalhar é o meu forte, ás vezes sou bem tratado, outras não, fui comparado por pais e mães que xingam filhos na hora de fazerem tarefas, mas nunca reclamei disto; nem sempre resolve reclamações. Vou editar o meu perfil para quer me conheçam melhor, tenho ótima estatura, bem musculoso, sou alegre, porque tristezas? Faço diversos tipos de serviços com, ou sem ajudante, pareço relógio porque  conheço as horas de cor e pelo sol, conheço as mudanças do tempo e dos humores dos patrões, desde criança não tenho lembranças de ter tomado vacinas, sou sadio mais do que coco da Bahia. Não gostei do oriente médio, é mais quente do que aqui. Europa e Ásia,é muito frio, Gostei da África e Oceania, Andei por todos estes lugares. Desde criança eu trabalho, nunca pensei em viver na vadiagem, como muitos vivem, dão um trabalho danado para os seus pais e até para a polícia, minha família é de muita honradez, duvido que dos meus parentes alguém tenha visto um deles preso por isso ou por aquilo. Não é com arrogância que digo estas coisas, ser humilde é a melhor coisa. Deus ensina assim! Não tenho ganancia por nada, usura também não! Nunca logrei ninguém com truques sujos, nem gosto de mentiras, a maioria dos homens fazem assim, não gosto de politica, goste lá quem quiser, não implico! Gosto é gosto! Não critico ninguém por nada! Nem o que os outros escrevem ou publicam! Respeito opiniões alheias! Não faço malquerença, não tenho inimigos! Sou muito educado, não dou coices em ninguém. Inimizades não levam a nada. Do seu suor comerás o teu pão! Foi Deu que dissera isto ao Adão quando ele pecou! Por isso trabalho sem cessar, e como, o que ele sempre me deu, se outras pessoas me oferecem manjares diferentes; porque não comer? É licito, não roubei de ninguém!Nunca fiz destas coisas! Nunca frequentei uma escola, mas já dei lições até num professor e jornalista, não desfaço dos leigos, acadêmicos, ilustres, personagens importantes no mundo da literatura, tive que  desmentir  pessoas que fizeram previsões para se mostrar, que é de formação superior! Diminuindo os outros com certo ufanismo, coisa desnecessária. Porque isso? O mundo é grande, há espaço para todos viverem e exporem suas ideias! O sol está no alto, livre no espaço, para iluminar a todos. Deus que é Deus, é tão humilde, trata a todos com equidade, dando a cada um, o que merece. Não é? Prestem bem atenção: Não é critica, isto que estou  dizendo, são observações que faço e fiz no transcurso desta minha vida tão sofrida.Apesar das circunstancias adversas, nunca ajudei ninguém a fazer guerras. Cada um com a sua cruz, não é verdade? Estou carregando a minha e bem no meio das costas, com muita classe, pretendo ir até o fim assim, enquanto Deus der licença, vamos indo.Não sei se esqueci de alguma coisa mais, mas como gosto de oferecer aos outros as coisas boas, deixarei alguns conselhos que servem muito. Quem gostar aproveite-os: Nunca brigue com ninguém por causa de dinheiro, ele é a raiz de todos os males. Não queira ser melhor que os outros, são todos iguais perante Deus. Não odeie teu próximo! Não seja vingativo! Não inveje nada dos outros! Não cobice nada alheio! Não roube! Você merecendo, alcançarás o que é seu! Trate os outros como gostaria de ser tratado! Não exija dos outros, mostre o que você é. Ajude quem precisar e se você puder fazê-lo! Plante arvores para dar sombras e capim no seu quintal! Se você é nordestino, procure ter o sangue frio, não mate o teu próximo por qualquer tolice! Tu sabes que este povo tem um sangue quente de dar arrepios na gente!Estou dizendo assim não é para corrigir os outros, é porque sou do nordeste também. Quase tudo com eles é assim:Comigo é na peixeira! Nunca precisei dela. Falo com o conhecimento de causas! Agora vai o melhor de todos os conselhos: Nunca deixe a tua língua passar na frente do teu cérebro! Lembre-se, ele é o comando, fica lá no alto, é uma hierarquia de lá para cá, os demais procurem obedecer, mostre que tens juízo. Será bom para o resto do corpo, te desejo vida longa e muita paz! Agora rendo homenagem a um personagem, que me viu no Facebook, convidou-me para ser seu amigo: Topei?! Não falo a linguagem dele, mas me entende, falou de mim nas histórias dele, achei interessante! Nossas opiniões são relativamente convergentes. O que mais despertou minha simpatia por ele foi uma consideração dele por um feito meu. Disse ser muito grato a mim, eu já nem lembrava mais disto. Não foi um feito; foi uma caridade que fiz! Ele diz que ama muito aquela família que eu ajudei naquela ocasião: Já fazem dois mil e tantos anos. Sabe quem são eles? São José, Nossa Senhora e o menino Jesus, quando fugiram do Rei Herodes.Transportei-os com muito cuidado e carinho naquela  jornada tão difícil, além de longe, altas horas da madrugada. Meu nome é Asno, Jumento, jegue ou jerico, atendo por qualquer nome destes! Mas meu amigo me trata de Orelhudo, eu o chamo de Sapucaia. Mas o nome dele é: LUIZ!

LUIZÃO-O-CHAVES......DE ANASTÁCIO......MS.
IMAGINAÇÕES DE CABOCLO.
COLHIDAS NA BEIRA DO ESTRADÃO DA VIDA
e-mail.luizmoreirachaves@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário