sábado, 22 de outubro de 2016

CULTURA SERTANISTA QUE NOS DIVERTEM. PARTE-01

                      
                                     O QUE É, O QUE É?
01-Quatro em cima de quatro, um quatro o quatro esperou; teve um dos quatro que não veio. Quatro se foi e quatro ficou?
02-Quantos Mares você conhece, qual deles é o mais perigoso?
03-Você me pediu, eu te dei, mandei-lhe o espeto, você sentiu e gritou então eu tirei; você chorou eu te alisei pra te consolar!
04-Estou aqui, quem me mandou está mesmo ali, não pegue, se me pegar vai subir e nunca mais volta aqui!
05-Peguei bem no meu regaçado e meti no seu arreganhado, você gostou e me disse: Muito obrigado?
06-Qual é a ave que é sem penas e sem bico, mama quando é pequeno e voa para todos os lados?
07-Está no fundo da água, lá no cemitério, em casa e na igreja?
08-Daqui para lá sou um pássaro voando, mas de lá para cá sou a mesma ave; só que estou regressando?
09-Uma casa com quatro esteios, coberta com uma só telha com a chaminé para baixo e uma corda de arrasto quando sai do lugar?
10-Sou curto, grosso e reforçado, entro seco e só saio molhado?
11- Sou baixinha,tenho a boca maior do que meu corpo, e as minhas orelhas grudadas na beirada do meus beiços?
12- Não tenho corpo nem cabeça, mas tenho boca sem ter dentes, chego de fininho fechando a boca engulo toda a gente?
13-Em cima de ti eu trepo, embaixo de mim é você que tenho, faço muita força e muito empenho para empurrar dentro de tí tudo o que eu tenho: depois de tudo acabado fiquei até suado mas contente e realizado?
14-Qual é a coisa mais boca grande que conheces? Porque que o boi baba?
15-Tenho quatro pernas, ando e faço só um rastro, fui criado com leite?
16-O que é que as mulheres tem no meio das duas pernas?
17-O que é que os homens tem que está abaixo da cintura, acima das coxas, quando eles andam aquilo balança?
18- Porque que o galo quando canta fecha os dois olhos?
19-Tenho quatro pernas um pedaço de ferro na testa e ando arrastado?
20-Onde foi que o boi passou correndo e a mosca nunca passa voando?
21-Entro meio mole e balançando mas quando saio é duro e pingando?
22-O que faço para um barril de madeira de 100 kl. para ficar mais leve até que eu possa carregá-lo?
23- Tenho uma coisa e você tem outra da mesma, a sua está cheia e derramando, a minha está vazia e ambas tem mesmo peso?
24-O Um peão colocou 10 vacas no mangueirão para criar aquela noite, no dia seguinte amanheceu as 10 vacas e 11 bezerrinhos recém nascidos, mas nenhuma pariu 2 bezerrinhos?
25-Tem pescoço mas não tem cabeça, tem peito, tem barriga, braços e sem pernas, vai para tudo que é lado?
26- Um peludo em cima de muitos pelados, os pelados só saem debaixo do peludo quando estiverem peludos também?
27- O que é que poucos sabem fazer, se por sal ninguém come, e se por açúcar não há quem possa comer?
28-Vai tomar banho e deixa a barrigada em casa? Pula para cima e cai virada no avesso?
29-Um é bom, dois é demais e três é uma cidade de Minas Gerais?
30-Branco de nascença. preto de natureza, morte para ele é saúde, vida para ele é tristezas.?
31-Pela manhã o burro está no canto da cerca, as nove horas está no córrego, ao meio dia  onde está?
32-O que é que tem: Asas de águia, pescoço de touro, focinho de vaca, corpo de avião, pernas fortes mas não anda?
33-Caixinha de bom parecer não há carpinteiro que consiga fazer?
34-Nasceu no Brasil vive aqui faz de tudo mas não anda no Brasil?
35-Deus te deu uma vez, deu duas vezes e você não cuidou e perdeu, agora se quiser compre?
36-Nasce em pé, vive em pé mas quando vai andar só vai deitado?
37-Altas torres e bela janelas, abrem e se fecham sem ninguém tocar nelas?
38-Já fui carne e couro, hoje sou apenas couro, vivo de boca aberta esperando carne e couro?
39-Eu e você temos duas quantias em dinheiro diferentes uma da outra, mas nenhum de nós sabe o valor que o outro tem; se eu te der xis a sua quantia dobra de valor; se me deres xis ficaremos iguais Quanto temos cada um?
40-Qual é a diferença entre um velho cansado e um bom negócio que está difícil de realizar?
41-O que é que mais cheira no mundo? Qual é a letra que não tem no alfabeto brasileiro?
42-Qual é o animal que anda com as quatro patas para cima?
43-Qual é a letra que diz enxergar? Plantei chumbo e colhi chifres?
44-Ver o nome de estado brasileiro cujo nome tem dez letras e não repete nenhuma?
45- Quais países que tem nomes de aves? Plantei tabinhas, espicha cordão e da novelos?
46-Só tem um dos olhos e passa a vida inteira chorando?
47-Te dou  R$20.00, quero que compre 20 cabeças de galinhas: Galos á R$ 3.00, Galinhas á R$ 2.00, e pintos á R$ 0.50. Não deve sobrar dinheiro e nem faltar aves.
48-Veja a diferença entre a Ema e o Avestruz?
49-O que é que te acompanha o dia todo e quando você entra em sua casa ela fica lá fora?
50-Qual é a planta que não dá galhos? Quem anda contigo sem fazer barulho!
ESPERO QUE GOSTEM DESTA ARTE TÃO DIFUNDIDA EM ÉPOCAS REMOTAS ANOS 1950.
 SIGAM POSTAGENS ANTIGAS  EM "COISAS DE CABOCLO DE LUIZÃO-O-CHAVES"


Nenhum comentário:

Postar um comentário